Flavio DuarteFlavio Pereira Dias Duarte é Arquiteto, Urbanista, Bioconstrutor e Geobiólogo. É o fundador e Diretor Executivo da BIOhabitate – Saúde Ambiental e Arquitetura Viva em Belo Horizonte (MG), na qual trabalha com a criação e execução de projetos de Bio-Arquitetura e Bio-construção, como consultor ambiental, emitindo parecer técnico dos níveis de salubridade e contaminação ambiental, e também como professor de palestras, oficinas e cursos voltados ao ensino de técnicas de construções sustentáveis e saudáveis.

Pesquisador de Arquitetura de Baixo Impacto, Bioconstrução, Geobiologia, Arquitetura de Terra, Permacultura, Bioclimática, Geometria Sagrada e Feng-Shui; publicou Artigos Científicos referentes à Geobiologia, Biohabitabilidade e Arquitetura de Terra em dois congressos internacionais e em outros dois congressos nacionais.

No período entre 2004 até julho de 2010, Flávio Duarte foi diretor do Departamento de Arquitetura do Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahori, o I.B.G. Em 2006, foi responsável pela comissão científica que avaliou e selecionou todos os trabalhos científicos enviados e apresentados no I Congresso Internacional de Geobiologia e Biologia da Construção, que foi organizado pelo IBG e aconteceu na cidade de São Paulo.

De 2007 a 2009 foi colunista do jornal mineiro Folha da Engenharia, assinando a coluna mensal sobre construções sustentáveis e saudáveis.

Em 2008 co-coordenou o Biohabitar – I Encontro dos Estudantes de Bioconstrução e II Congresso Internacional de Geobiologia, que aconteceu em Belo Horizonte, foi organizado pelo IBG com apoio da Escola de Arquitetura da UFMG.

Em 2009 e 2010 coordenou e foi professor do programa Estudante Sustentável de auto-ria do IBG em parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.

Nos anos de 2010 a 2013, representando a BIOhabitate, foi expositor das III, IV, V e VI edição do Festival Internacional Andando de Bem com Vida, organizado pelo Instituto Ayurveda em Belo Horizonte.Em 2011 foi o coordenador de Bioconstrução da IV edição desse Festival.

Em 2012 foi educador e facilitador do tema BIOconstrução – Saúde e Sustentabilidade em Edificações, na primeira edição do Curso Educação Gaia na cidade de Belo Horizonte. É Parecerista Técnico da PUC-Minas desde 2013, avaliando artigos científicos candidatos a serem publicados semestralmente nos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

BIOhabitate - todos os direitos reservados