Casa Flor do Sol

A Casa Flor do Sol tem o total de 250 metros quadrados, fundação executada com solo cimento e seixos compactados. Todas as alvenarias de hiperadobe, reboco e tintas à base de terra, coberturas com cúpulas de hiperadobe, telhado cerâmico e teto vivo na varanda. O saneamento ecológico descentralizado será realizado com tanque séptico seguidos de tanques de evapotranspiração. Para as aguas cinzas filtros biológicos plantados e círculos de bananeiras.

O projeto começou quando uma família de amigos nos vez uma proposta, com verba reduzida queriam uma casa BIoconstruida para morar. O patriarca e matriarca da família precisaram se mudar emergencialmente da casa que moravam a mais de 20 anos em Teresina- Piauí. A família toda é muito batalhadora, cordial, prestativa e espiritualizada, assim resolvemos assumir a missão e passar uma temporada em Teresina – Piauí para elaborar o Projeto e BIOconstruir a casa. O projeto e nome da casa surgiram dos primeiros croquis da casa, que pareciam muito com uma flor, um centro marcante, com uma sala social e corredor circular envolvidos por uma e cúpula de hiperadobe com 8 metros de diâmetro e 6,50m de altura. E em volta, os quartos, banheiros, cozinha, varanda, dispensa e área de serviço; tudo em hiperadobe.

Apesar de circular a casa foi pensada para o terreno em questão, analisamos os ventos dominantes e a insolação no local. Os quartos ficam voltados para leste, sul e sudeste. As aberturas foram orientadas de maneira a permitir a circulação e renovação natural do ar na casa inteira. Ainda para permitir a ventilação na casa, a parede circular que divide o corredor da sala central será executada com trama de madeira vazada, e com algumas partes em taipa de mão artística. Além disso no topo da cúpula teremos aberturas para saída de ar quente, para provocar a circulação do ar nos cômodos da casa.

A casa ainda tem a garagem ligada a uma passarela coberta, que servirá de varanda, e une o corpo da casa com o ateliê de costura da proprietária. O ateliê também será executado em hiperadobe, incluindo a cobertura em cúpula.

BIOhabitate - todos os direitos reservados