Casa Estrela

Casa de campo projetada especialmente para família mineira, com projeto arrojado e diferenciado, e com construção simples incluindo técnicas construtivas vernaculares. A Casa Estrela ficou aconchegante e com beleza rara.

A casa traduz o sonho dos moradores, que almejavam uma casa totalmente integrada com natureza, e alem disso tinham um estimulo do pai da família que sonhou habitando com sua família em uma casa com o formato de uma estrela. Assim o desafio foi grande desde o inicio do projeto, e o envolvimento dos futuros moradores no processo de projeto foi essencial para a concepção do projeto a partir de uma idéia inusitada.

As casas são extensões dos nossos sonhos e desejos assim entendemos que deveríamos esforçar para termos uma casa estrela que pudesse ser bastante funcional e ter a cara da casa mineira. Com planta pentagonal, cada ponta da estrela tem cômodos independentes, separadas do centro por um generoso corredor tipo alpendre. O pentágono central possui pé direito duplo e é onde funciona a sala da casa. Onde todas as funções se confluem no centro geométrico da planta. A cozinha mineira também parte social da cultura mineira está na ponta que fica fisicamente junto à sala central.

Para a iluminação e ventilação natural princípios de BIOclimática pautaram o desenvolvimento do projeto, todas as alvenarias foram executadas em tijolos de adobe estruturais, produzidos no local da obra com solo retirado das cavações das fundações e da terraplanagem. A casa possui a estrutura do telhado executado em bambu tratado e eucaliptos. A área de lazer conta com teto vivo, sanitário compostável, parede de adobe e tinta de terra. Além disso temos tratamento de efluentes projetado para reuso do esgoto tratado para irrigação.

FICHA TÉCNICA

Arquiteto projeto: Flávio Duarte
Colaboração: Bruno Azevedo e Carlos Solano
Construção e capacitação: Flávio Duarte, Bruno Azevedo e Rafael Alves
Local: Rio Manso – Minas Gerais
Área construída: 400 m2
Projeto: 2003
Obra: 2004 – 2006

BIOhabitate - todos os direitos reservados