Oficina Bioconstrução – Ibitipoca 2017

OFICINA BIOCONSTRUÇÃO

Terra Ensacada -Hiperadobe e Bioconstrução do Ser

Ibitipoca -MG / 22 – 23 abril 2017.

INVESTIMENTO

Deposito bancário feito até dia 07/04/2017, valor do curso = R$ 305,00

Deposito bancário feito depois do dia 07/04/2017, valor do curso = R$ 420,00

–Estudantes de graduação e cursos técnicos terão 20% de desconto de acordo com as faixas de preço e sua data de inscrição.


OBJETIVO GERAL
Tanto na construção quanto durante o uso, os ambientes construídos geram consideráveis impactos no meio ambiente e na saúde e bem estar dos seres que o ocupam. A maioria das degradações, poluições, síndromes e patologias tem ligação direta com a maneira como moramos, ocupados, edificamos e organizados os ambientes construídos e suas relações com a natureza.

A Construção com Terra crua é uma técnica construtiva que conceitualmente utiliza o solo estabilizado sem queima (cozimento) como principal material construtivo. Em todos os continentes, e ao longo de toda história da humanidade, o solo tem se mostrado, por diversas razões – custo, abundância, trabalhabilidade, estética – , o material de construção que mais tem potencial de gerar ambientes saudáveis e excelentes níveis de sustentabilidade.

Além disso, sempre esteve ao alcance do homem com mais facilidade em seus estágios de evolução, inclusive nos dias atuais.

Considerando a importância do aspecto relacionado com a satisfação humana de habitar, e o competitivo mercado da construção civil, a arquitetura de terra aplicada nos dias de hoje deve não apenas ser vista como resgate de processos utilizados por nossos antepassados, mas sobretudo como um caminho possível para a melhoria na cadeia produtiva da construção civil, com menos impactos ambientais e humanos, e níveis satisfatório de conforto, estética, durabilidade bem estar e qualidade dos ambientes edificados..

A oficina tem como eixo ordenador ações e práticas que promovam bem estar integral e desenvolvimento sustentável, através da reformulação de valores e sensibilização pessoal para a salubridade e sustentabilidade dos espaços construídos, além da otimização dos recursos naturais e humanos envolvidos durante o projeto, ocupação e construção.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Introduzir os participantes no universo da construção com terra, orientados à ocupação, criação, manutenção e reorganização de ambientes naturais ou construídos de maneira saudável e sustentável.

PROGRAMA E TEMÁTICAS
A oficina será basicamente pratica, com explicações e contextualizações das ações na sua maioria no canteiro de obras. Com 16h de duração no sábado e domingo. A oficina contará com prática de construção com terra ensacada (“hiperadobe”) e reboco de terra. Vejam abaixo o programa para a oficina.

OFICINA PRÁTICA: Ibitipoca – MG

– Projetando BioArquitetura / co-criando com o cliente e lapidando sonhos e desejos
– Praticas de Biosensibilidade, Bioconstrução do Ser e Feng Shui Sistêmico
– Geobiologia / Casa Viva Saudável x Sindrome do Edifico Doente
– Construção com terra / composição e escolha de solos corretos
– Técnicas de Identificação e estabilização de solos
– Pratica construção com terra ensacada – Hiperadobe

LOCAL
Ibitipoca – MG (Conceição do Ibitipoca-MG)

DATA
Dias 22 e 23 de abril de 2017, das 8h às 16h

INFORMAÇÕES

Tel e Zap – Karen Guedes 31 998980230
Mail: cursos@biohabitate.com.br

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://goo.gl/forms/wmvYYhfPlVlAKXcj1

Para efetivar sua inscrição você deve preencher corretamente o formulário no link acima, realizar depósito na conta bancária abaixo, e enviar o comprovante de deposito com seu nome completo para cursos@biohabitate.com.br. Assim que recebermos seu formulário devidamente preenchido e comprovante do depósito bancário sua inscrição será efetivada e lhe enviaremos o mapa do local do curso.

OBS: Em caso de cancelamento do curso por parte da organização devolveremos 100% do valor pago pelo curso. Caso o inscrito desista de participar do curso depois de já ter efetivado sua inscrição, devolveremos 60% do valor pago pelo curso para desistências ate no máximo dia 07 deabril de 2017. Para desistências após essa data, não será devolvido nenhum valor nem parte dele para o inscrito desistente. Os valores citados acima serão retidos para cobrir custos de organização do curso contando com a presença de cada inscrito.

Dados bancários para inscrição
Flávio Pereira Dias Duarte
Banco: Caixa Econômica Federal – 104
Agencia: 2922
Conta corrente: 21737-5
Operação: 01
CPF – 055.511.356-67

MAPA – LOCALIZAÇÃO

https://www.google.com.br/maps/place/Parque+Estadual+do+Ibitipoca/@-21.7117648,-43.9196826,233m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x9f4ee0f8dd38c9:0x27c209dcb3cf88cf!8m2!3d-21.706851!4d-43.8816482!6m1!1e1

ACESSO DE AVIÃO
O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 104 quilômetros

ACESSO DE CARRO
Vindo do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, acesso pela BR-040 (sentido Juiz de Fora), BR-267 (até Lima Duarte – o acesso à vila é feito por uma estrada
de terra, de 27 quilômetros)

Vindo de São Paulo, acesso pela Via Dutra (até Cachoeira Paulista e continuar no sentido Sul de Minas/Circuito das Águas até Caxambu), BR-267 (até
Lima Duarte – o acesso à vila é feito por uma estrada de terra, de 27 quilômetros)

ACESSO DE ONIBUS
A empresa Vimara (http://www.vimara.com.br/ / 32-3281-1390) faz a linha Lima Duarte x Ibitipoca – há apenas uma saída diária, às 15h15. A empresa Frotanobre (32-3215-0904) faz a linha Juiz de Fora x Lima Duarte.

HOSPEDAGEM

Para os inscritos no curso teremos área de camping com banheiros como cortesia. Para quem preferir pousadas, procure pela internet as pousadas em Conceição do Ibitipoca – MG, local onde acontecerá o curso. Reserve sua pousada com antecedência.

BIOhabitate - todos os direitos reservados